M O V I ( M E N T E )
P R O J E T O
O Q U E É ?
Neste projeto os alunos - durante as aulas de Filosofia e Educação Física - serão provocados a convergir a ideia de movimento corporal com os princípios cíclicos do filósofo Heráclito de Éfeso e a sua teoria do "eterno devir". Posteriormente todos serão convidados a exporem suas ideias para a sala através de uma roda de conversa.
P Ú B L I C O - A L V O
Alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede pública de ensino do Estado de São Paulo.
C R O N O G R A M A
1ª Semestre.
J U S T I F I C A T I V A
Proporcionar ao aluno um ambiente interdisciplinar entre as disciplinas de Filosofia, Sociologia e Educação Física. Para tanto almeja-se incentivar no mesmo a quebra de paradigmas (estereótipos sociais) e a construção de uma ideologia sobre a empatia (enxergar-se no mundo como um ser socialmente ativo) e ações éticas (sobre direitos e deveres enquanto cidadão do futuro), propiciando assim momentos de reflexão e formação do indivíduo como um todo (corpo e mente).
O B J E T I V O S
Utilizar as aulas de Educação Física para incentivar a reflexão sobre o estado de espírito do ser (ente) nas práticas esportivas (exercício e atividade física).
Enfatizar nas aulas de Filosofia e Sociologia o entendimento do corpo como um alicerce da mente, onde o bem-estar do indivíduo é compreendido como um todo.
Incentivar nos alunos a compreensão de que são seres sociais e para tanto necessitam de uma participação ativa. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde): “Define a saúde como sendo o estado de completo bem-estar físico, mental e social. Ou seja, o conceito de saúde transcende a ausência de doenças e afecções. Em outras palavras, a saúde pode ser definida como o nível de eficácia funcional e metabólica de um organismo a nível micro (celular) e macro (social)” (www.conceitosdesaude.com.br).
Propiciar ambientes de reflexão físico-mental, onde os alunos poderão exercer tanto a reflexão na Educação Física, quanto a prática corporal na Filosofia/Sociologia.
A T I V I D A D E S
Durante as aulas de Filosofia e Sociologia serão realizados debates e “cafés filosóficos” sobre o tema e nas de Educação Física momentos de compreensão sobre a fisiologia do corpo frente aos aspectos psicológicos do ser, ou seja, criação de situações durante as atividades físicas que propiciem a valorização do ato para o exercício da mente.
Associação de alguns jogos infantis utilizados nas aulas de Educação Física, trazendo sob tais percepções um significado reflexivo e ao mesmo tempo prático sobre a vida humana. O conceito de movimentar-se se associaria, neste momento, sob o âmbito filosófico à Escola Mobilista, a qual o pré-socrático Heráclito de Éfeso (585-528a.C) concentra-se por sua visão do que chama de: “Eterno Devir”, que diz que a única coisa permanente é o movimento. (Possível analogia às aulas de Física também, sobre a matéria de inércia).
I D E O L O G I A P R O P O S T A
“A saúde passou, então, a ser mais um valor da comunidade que do indivíduo. É um direito fundamental da pessoa humana, que deve ser assegurado sem distinção de raça, de religião, ideologia política ou condição sócio-econômica. A saúde é, portanto, um valor coletivo, um bem de todos, devendo cada um gozá-la individualmente, sem prejuízo de outrem e, solidariamente, com todos”. (OMS, vide site).
E S T R A T É G I A
Incorporar durante as aulas o dualismo corpo-mente platônico, onde a partir dos ideais da primeira escola ocidental existente (Academia, de Platão) será valorizado tanto nas aulas de Educação Física a reflexão sobre a própria mente, quanto nas de Filosofia e Sociologia a compreensão sobre a significância do corpo.
A V A L I A Ç Ã O
Comprometimento dos alunos em relação às atividades propostas como: participação, assiduidade, estudo e pesquisa.
E X E M P L O S D E A T I V I D A D E S
B R I N C A D E I R A D A A M A R E L I N H A
Ressignificação:
Números = Tempo
Pedra = Obstáculos da vida
Pulo = Conquistas
Céu = Recompensa
Conteúdo: “Alegoria da Caverna” de Platão.
J O G O - J O K E N P O (Pedra, papel e tesoura)
Ressignificação:
Pedra = Poder
Papel = Dinheiro
Tesoura = Ética
Conteúdo: Ética e Moral.
R E F E R Ê N C I A S B I B L I O G R Á F I C A S
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. São Paulo: Relógio D'água, 1991.
BAUMAN, Zygmunt. A modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
CETI, Câmeras dos Especialistas das Terapêuticas Integratistas. CONCEITO DE SAÚDE SEGUNDO OMS. Disponível em: <goo.gl/BeiJDG>. Acesso em 15 de fevereiro de 2018.
SÃO PAULO (Estado), Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. São Paulo: SE/CENP, 1994.
SÃO PAULO (Estado), Secretaria da Educação. CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Paulo Miceli . – 1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2011.
SCLIAR, Moacyr. HISTÓRIA DO CONCEITO DE SAÚDE. Disponível em: <goo.gl/22XC6R>. Acesso em 15 de fevereiro de 2018.
SAVIANI, Dermeval. EDUCAÇÃO: do senso comum à consciência filosófica. 5ª Ed. São Paulo: Cortez editora, 1985.