P R O J E T O S

P R I N C I P A I S

É um projeto que ocorre através de depoimentos motivacionais sobre a educação, demonstrando (principalmente através das experiências dos participantes) o quanto os esforços vinculados aos estudos (em suas diversas perspectivas) são capazes de mudar a vida das pessoas.

Almeja-se, neste projeto, uma análise do documentário "Human" e posteriores rodas de conversa e entrevistas com pessoas idosas a fim de provocar os alunos sobre o conteúdo apresentado de modo que eles percebam a necessidade da sensibilidade humana diante de outra vida humana, nas suas mais variadas esferas.

Este projeto tem por objetivo gravar pessoas (pertencentes ao senso comum e ao senso crítico, de 3 à 100 anos) e observar suas visões de mundo através de suas respostas à três inquietadoras perguntas: "Quem somos nós?", "Somos livres?" e "Deus existe?". No total foram cerca de 250 respostas coletadas e gravadas.

Trata-se de uma atividade de observação crítica sobre os hábitos de consumo alimentar dos alunos na escola: como comem, o que comem, como tratam as merendeiras da escola e principalmente como descartam o alimento que não querem mais ou as embalagens.

Busca-se (através das aulas de Educação Física, Filosofia e Sociologia) e de depoimentos de pessoas convidadas, conscientizar os alunos sobre a importância da empatia (independentemente da idade, classe social ou financeira, sexo, condição física, etc.) a fim de identificar valores significativos para a vida em sociedade.

Neste projeto os alunos - durante as aulas de Filosofia e Educação Física - serão provocados a convergir a ideia de movimento corporal com os princípios cíclicos do filósofo Heráclito de Éfeso e a sua teoria do "eterno devir". Posteriormente todos serão convidados a exporem suas ideias para a sala através de uma roda de conversa.