I N T E L L E C T U S
P R O J E T O
O Q U E É ?
Este projeto tem por objetivo gravar pessoas (pertencentes ao senso comum e ao senso crítico, de 3 a 100 anos) e observar suas visões de mundo através de suas respostas à três inquietadoras perguntas: "Quem somos nós?", "Somos livres?" e "Deus existe?". No total foram cerca de 250 respostas coletadas e gravadas.
P Ú B L I C O A L V O
Alunos do Ensino Médio do Estado de São Paulo e a sociedade de um modo geral.
O B J E T I V O S
Observar visões do senso comum, representadas através de pensamentos inquietadores a partir de perguntas filosóficas, proporcionando sentido às reflexões da própria vida, enfatizando a perspectiva da sociedade de modo geral sob questões filosóficas;
Desenvolver uma análise crítica acerca do conhecimento do senso comum e da sua prática;
Observar as diversas reações existentes diante do questionamento filosófico;
Adequar os ensinamentos filosóficos em sala de aula a uma realidade cotidiana, observando o comportamento do “filósofo do senso comum”;
Aprender a questionar os parâmetros sociais sobre conhecimentos pré-estabelecidos;
Questionar os diversos pontos de vista a partir de uma mesma indagação.
M E T O D O L O G I A
Os alunos desenvolverão a princípio um “processo seletivo”, onde selecionarão pessoas de seus círculos sociais na faixa etária de 3 à 100 anos, tais pessoas deverão apresentar uma sensibilidade aguçada sobre a vida e suas intermitências e estarem dispostas a participarem do projeto de modo a se envolverem com a proposta do mesmo: pensar sobre questões filosóficas e sair da zona de conforto do senso comum.
Cada sala deverá escolher de 15 a 20 pessoas, totalizando 50 pessoas para cada série, tais pessoas deverão responder perante um vídeo (com duração de no máximo 2 minutos) a uma pergunta filosófica, os 1ºs anos deverão perguntar: “Quem somos nós?”, os 2ºs “Somos livres?” e os 3ºs “Deus existe?”.
Todas as séries se basearão no conteúdo da proposta curricular de filosofia e de textos e vídeos complementares que os auxiliarão a compreender o aspecto significativo do projeto em si.
E S T R A T É G I A
Ao decorrer do projeto os alunos serão questionados dentro da sala de aula e, para tanto, desenvolverão relatórios de participação sobre as percepções vividas, e, tais relatórios serão feitos em 5 grandes grupos para cada sala, dentro destes grupos haverá um líder responsável para tal feito.
Os alunos deverão também elaborar um cronograma de participação onde definirão as funções de cada membro da equipe, haverá os líderes (que farão os relatórios), os ativos (que confeccionarão os vídeos) e os idealistas (que trarão ideias ao grupo).
Haverá um acompanhamento semanal da professora sobre o projeto e em todas as gravações a presença dela será imprescindível.
A princípio, os alunos colherão autorizações de imagem para cada pessoa a participar do projeto, incluindo deles próprios (se for o caso) e desenvolverão várias perguntas, a fim de amplificar a qualidade do projeto.
Tais perguntas serão realizadas em dois momentos:
1º momento - perguntas primárias (a partir da apresentação do projeto): 1) Você gostaria de participar do projeto?, 2) Estaria disposto a gravar um vídeo e conceder a tua imagem de participação?, 3) Toparia ser dinâmico, claro e objetivo na tua resposta?
2º momento – perguntas secundárias (a partir do envolvimento com o projeto): 1) Você já havia pensado nesta pergunta em algum momento da tua vida?, 2) Você se considera uma pessoa crítica?, 3) Qual você acha ser o sentido desta pergunta?
J U S T I F I C A T I V A
Este projeto almeja encontrar alternativas viáveis de reconhecimento do pensamento filosófico, nem que seja de modo camuflado perante o senso comum. Para tanto, construções ideológicas serão o ponto de partida, observando a maneira como cada aluno se comporta diante dos fatos.
Desenvolver as relações sociais e compreender a importância das questões filosóficas será imprescindível para a realização do projeto.
A V A L I A Ç Ã O
Os alunos serão avaliados a partir do grau de envolvimento com o projeto, logo o empenho e a dedicação deles serão cruciais para apreender os resultados obtidos. Ao final, serão avaliados os grupos/equipes de modo coletivo, onde suas percepções serão levadas em conta, principalmente a partir dos relatórios e conclusões realizadas ao final do projeto.
Por se tratar de um projeto acadêmico, os alunos serão avaliados durante os dois bimestres propostos, tais referentes aos meses de Maio, Julho, Agosto e Setembro, de acordo com o desempenho obtido fora e dentro da sala de aula.